Medicina Dentária

Dentista2018-08-13T23:12:44+00:00

Project Description

Medicina Dentária

A Medicina Dentária dedica-se à abordagem de todos os aspetos relacionados com a saúde oral.

A Medicina Dentária geral ocupa-se da prevenção, diagnóstico e tratamento das afeções dentárias nos adultos e tem a importante incumbência de intervir no diagnóstico e planeamento de tratamentos, na higiene oral e na estética dentária, visando sempre a conservação de uma dentição saudável e bonita.

4 segredos para prevenir as cáries

Para evitar as cáries, a prevenção tem de começar desde cedo e prolongar-se pela vida fora.

Para uma boa prevenção da cárie é essencial:

  • Adotar uma alimentação rica e variada que forneça cálcio, fósforo, flúor, vitaminas A, B e C: estes nutrientes estão presentes em alimentos como os lacticínios, laranja, limão, legumes de folha verde escura, cenoura, carne e peixe, ovos, feijão entre outros;

  • Limitar a ingestão de açúcares e bebidas açucaradas;

  • Aumentar o consumo de saladas e frutos crus;

  • Praticar uma correta higiene oral e eduque os seus filhos a fazerem o mesmo desde pequenos.

A boca, porta de entrada do aparelho digestivo, está exposta a vários fatores que podem ser causadores de doença.

Sendo uma doença infeciosa, de origem microbiana, a cárie dentária origina a destruição localizada e progressiva dos dentes. Numa fase inicial, o esmalte é atingido, sendo poucos os sintomas e podendo por isso este problema passar despercebido no início. Sem tratamento as bactérias prosseguem para a dentina, e, posteriormente a infeção pode mesmo atingir a polpa dentária.

A prevenção da cárie dentária deva iniciar-se o mais cedo possível, logo no período pré-natal, o que passa pela adoção de bons hábitos alimentares pela futura mãe. Importante, também, é evitar a introdução de açúcares ou mel na chupeta ou biberão e iniciar o mais cedo possível a prática de higiene da cavidade oral no recém-nascido e bebé, mesmo antes do aparecimento dos primeiros dentes.

Nas crianças, as principais complicações da cárie são as infeções nos dentes. Inicialmente, estas originam dores, quer ao nível dos dentes e da boca, quer ao nível da faringe e da cabeça. São infeções localizadas, mas que podem aumentar a propensão para infeções respiratórias e digestivas. Quando envolvem a dentição decídua (ou de leite), surge o risco de perda prematura de dentes.

A dor – odontalgia –, assim como a sensibilidade ao frio, ao calor e aos açúcares surgem, na segunda fase, quando a dentina fica exposta. E uma vez agredido a este ponto, o dente já não possui capacidade de regeneração…

Tudo isto pode dificultar a prática de uma alimentação normal, levando à perda de apetite e, a possíveis problemas de nutrição, o que pode provocar alterações do desenvolvimento físico e intelectual, associado a distúrbios do sono.

  Médicos Especialistas

Dra. Carla Guarda

Dra. Maria Llanes Estrada

Dra. Maria Aparecida Duesmann

Dr. Antonio Alves

  Horário para marcações

Todos os dias 8:00 – 00:00
Por Telefone 24H
Ao domicilio 8:00 – 00:00

  +351 281 380 660

  ONDE NOS ENCONTRAR

Marque uma consulta

Ao seu dispor uma equipa de excelência para garantir o seu bem-estar sempre com rigor para cuidar do bem mais precioso: a sua saúde.