Endocrinologia

Endocrinologia2018-08-13T23:20:46+00:00

Project Description

Endocrinologia

A Endocrinologia é a especialidade médica que estuda o funcionamento das hormonas no organismo humano e faz o diagnóstico e tratamento das doenças das glândulas de secreção interna (glândulas endócrinas).

É também nesta especialidade que se acompanham duas importantes condições médicas: a diabetes e a obesidade.

São igualmente aqui abordadas as doenças da tiroide e paratiroides, as doenças da hipófise, do pâncreas e das glândulas suprarrenais.

COMO REDUZIR O RISCO DE PRÉ-DIABETES E DIABETES?

Segundo o Observatório Nacional de Diabetes, em Portugal, 40,7% da população sofre de Pré-Diabetes ou Diabetes.

As pessoas com Diabetes podem vir a desenvolver uma série de complicações, necessitando, por isso, de desenvolver um método de prevenção, através de um controlo rigoroso da hiperglicemia, da hipertensão arterial, entre outros, bem como de uma vigilância periódica aos órgãos mais sensíveis, como os olhos, os rins e o coração.

A Pré-Diabetes (também caracterizada como hiperglicemia intermédia) é um grande fator de risco para o desenvolvimento de Diabetes. Nesta fase, a alteração de estilos de vida através de uma alimentação saudável e prática regular de exercício físico pode ser suficiente para reverter a situação.

Estudos comprovam que apenas com a redução de peso corporal, entre 5 e 10%, é possível diminuir o risco de desenvolver Diabetes para metade.

A Diabetes uma vez instalada não tem cura, mas um controlo adequado da glicemia pode prolongar a vida e evitar complicações nos diabéticos. Assim, a prevenção da Diabetes envolve os seguintes pontos importantes para o controlo da doença e essencialmente das suas complicações:

É importante que o diabético conheça bem o seu tipo de Diabetes, para poder cumprir e melhorar o tratamento. O diagnóstico atempado e a gestão adequada da doença é o principal fator de sucesso no tratamento.

O objetivo principal do tratamento da Diabetes é controlar os níveis de glicemia para reduzir a probabilidade de sofrer de complicações da Diabetes.

Uma das prioridades na DM 2 é melhorar hábitos alimentares e perder peso. Sendo este um dos fatores de risco que mais contribui para o desenvolvimento da doença e para o aparecimento de complicações, é também um dos fatores mais importantes a controlar. A medicação não será eficaz se não se melhorarem os hábitos alimentares.

O excesso de peso e a obesidade estão associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

A atividade física é uma forma eficaz de prevenir complicações da Diabetes e de controlar os níveis de glicemia, pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Além disso, a atividade física vai melhorar a sua condição cardiovascular geral.

Pode e deve optar por vários tipos de exercícios consoante a sua idade, gosto e condição física. Poderá começar por caminhadas diárias de 30 minutos em piso plano e regular. Se optar por exercícios de ginásio informe os profissionais que tem diabetes. Os exercícios mais benéficos devem ser de intensidade moderada e de longa duração (40 minutos-1 hora).

Clique aqui para imprimir o cartão de emergência para doentes com insuficiência adrenal

  Médicos Especialistas

Dr.Bernardino Pinho

  Horário para marcações

Todos os dias 8:00 – 00:00
Por Telefone 24H
Ao domicilio 8:00 – 00:00

  +351 281 380 660

  ONDE NOS ENCONTRAR

Marque uma consulta

Ao seu dispor uma equipa de excelência para garantir o seu bem-estar sempre com rigor para cuidar do bem mais precioso: a sua saúde.