Reumatologia

Reumatologia2018-08-13T23:11:04+00:00

Project Description

Reumatologia

A Reumatologia é a especialidade médica que se dedica ao tratamento das doenças que afectam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos, genericamente definidas como doenças reumáticas.

Apesar do seu início precoce ser frequente, as doenças reumáticas são crónicas e, por isso, a sua prevalência aumenta inexoravelmente com o envelhecimento da população.

De uma forma geral, as doenças reumáticas podem subdividir-se em:

  • Doenças reumáticas crónicas imunomediadas, como a artrite reumatóide, as espondilartrites (nomeadamente a espondilite anquilosante, a artrite psoriática, a artrite reactiva e outras formas de espondilartrite), as artrites idiopáticas infantis, a polimialgia reumática, as vasculites, o lúpus eritematoso sistémico e outras patologias difusas do tecido conjuntivo (como a esclerose sistémica, a síndrome de Sjogren, a dermatomiosite, etc.).
  • Doenças reumáticas não imunomediadas, grupo em que se incluem, a título exemplificativo, a fibromialgia, a gota, as tendinites, a osteoporose e a osteoartrose.

  Médicos Especialistas

Dra. Graça Sequeira

  Horário para marcações

Todos os dias 8:00 – 00:00
Por Telefone 24H
Ao domicilio 8:00 – 00:00

  +351 281 380 660

  ONDE NOS ENCONTRAR

A artrite reactiva (antigamente chamada de Síndrome de Reiter) pertence à família das espondilartrites e é definida como uma artrite (inflamação das articulações) que ocorre entre dias a semanas após uma infecção bacteriana sobretudo gastrointestinal ou genito-urinária.

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença crónica, inflamatória, auto-imune que se caracteriza pela inflamação das articulações e que pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular.

Artrite Reumatoide - S.O.S Medicos - Taviclinica

A Psoríase é uma doença caracterizada pelo aparecimento na pele de manchas salientes e avermelhadas com escamas cinzas chamadas placas.

Estas placas podem aparecer em qualquer lugar do corpo. Localiza-se normalmente ao nível dos cotovelos, dos joelhos, da região sagrada, umbigo, área da barba e no couro cabeludo, sendo designada nestes casos de Psoríase em placas. Estas placas induzem prurido ou coceira e sensação de queimadura no local, o que pode levar o doente a tentar remover estas lesões. Noutras formas menos frequentes como a pustulosa, notam-se pequenas vesículas de pus, principalmente na palma das mãos ou planta dos pés.

A Psoríase evolui habitualmente por surtos, o que significa que existem períodos em que a doença se agudiza e outros em que melhora nitidamente. A Artrite Psoriática (AP) é uma artropatia inflamatória (periférica e / ou axial), que surge em doentes com Psoríase. Esta doença reumática pode revelar-se de várias formas, desde o envolvimento de apenas uma articulação, até ao atingimento de múltiplas articulações, no contexto de formas erosivas, progressivas e incapacitantes.

A AP pode ainda causar envolvimento ocular com conjuntivites e uveítes. Não costuma ter predomínio de género, de uma forma geral, embora o envolvimento axial seja mais frequente no sexo masculino, e o envolvimento poliarticular simétrico mais frequente no sexo feminino. Embora possa surgir em qualquer idade, a Artrite Psoriática inicia-se mais frequentemente entre os 30 e os 50 anos de idade, existindo também formas de aparecimento juvenil (Artrite Psoriática Juvenil).

A prevalência da Artrite Psoriática é de cerca de 1 em 1000 (em cada 1000 indivíduos, 1 sofre da doença).

Artrite Psoriática - S.O.S Medicos - Taviclinica

Artrite Idiopática Juvenil é uma designação que engloba um grupo de doenças que têm em comum o facto de se acompanharam de inflamação/inchaço das articulações (artrite), de terem causa desconhecida (idiopática) e de surgirem na infância ou adolescência (juvenil).

Artrites Idiopáticas Juvenis - S.O.S Medicos - Taviclinica

A Doença de Behçet é uma doença inflamatória crónica, rara, que provoca inflamação dos vasos sanguíneos do organismo, atingindo as mucosas, a pele, os olhos, e as articulações.

A Esclerose Sistémica (ES) é uma doença sistémica inflamatória crónica, que se carateriza por inflamação e fibrose dos tecidos e alterações dos vasos sanguíneos, afetando vários órgãos, sobretudo a pele, tubo digestivo, pulmões, rins e coração.

As espondilartrites são um grupo de doenças inflamatórias crónicas, que têm em comum um conjunto de características clínicas e genéticas. Fazem parte deste grupo de doenças a espondilite anquilosante, a artrite psoriásica, a artrite associada à doença inflamatória do intestino (doença de Crohn ou colite ulcerosa), a artrite reactiva, entre outras formas.

Espondilite Anquilosante - S.O.S Medicos - Taviclinica

A fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dor músculo-esquelética generalizada, difusa, muitas vezes migratória e por um aumento da sensibilidade a uma variedade de estímulos que podem causar dor e desconforto, como o esforço, stress ou os ruídos.

Fibromialgia - S.O.S Medicos - Taviclinica

A gota é uma doença reumática inflamatória resultante da deposição de cristais de monourato de sódio.

Gota - S.O.S Medicos - Taviclinica

Gota – S.O.S Medicos – Taviclinica

O lupus eritematoso sistémico é uma doença crónica imunomediada. Caracteriza-se pela produção de anticorpos contra componentes do próprio organismo que podem causar lesão de diversos órgãos.

Lupus - S.O.S Medicos - Taviclinica

As miopatias inflamatórias (ou miosites) são doenças autoimunes raras, que afetam os músculos. São mais frequentes no sexo feminino e podem afetar tanto crianças como adultos.

A osteoporose é uma doença generalizada do esqueleto que se caracteriza por uma diminuição da densidade mineral óssea e alterações da qualidade do tecido ósseo, conduzindo a um risco elevado de fractura.

Osteoporose - S.O.S Medicos - Taviclinica

Trata-se de uma doença reumática inflamatória, relativamente comum, e que afeta maioritariamente pessoas com mais de 50 anos de idade.

A Síndrome de Sjögren é uma doença imunomediada crónica caracterizada pela desregulação do sistema imunitário, que ataca tecidos e órgãos saudáveis, em particular as glândulas salivares e lacrimais.

Síndrome de Sjögren - S.O.S Medicos - Taviclinica

Um medicamento biossimilar é desenvolvido de modo a ser altamente similar a um medicamento biológico existente. Este medicamento biológico existente é um medicamento que já foi aprovado e utilizado na UE, e é designado por «medicamento de referência». Quando este deixa de estar protegido pela respetiva patente e o seu período de exclusividade termina, o medicamento biossimilar pode ser introduzido no mercado. Por «altamente similar» entende-se que o medicamento biossimilar e o seu medicamento de referência são essencialmente iguais, embora possam existir ligeiras diferenças nas suas substâncias
ativas. Tais diferenças decorrem do facto de estas substâncias ativas serem normalmente moléculas grandes e complexas e serem produzidas por células vivas.
Todos os medicamentos biológicos têm algum grau de variabilidade intrínseca, podendo verificar-se pequenas diferenças entre diferentes lotes do mesmo medicamento biológico. Podem igualmente observar-se diferenças resultantes de alterações no processo de fabrico destes medicamentos. Estas alterações são cuidadosamente regulamentadas pela Agência Europeia de Medicamentos.
Quaisquer diferenças entre o medicamento biossimilar e o seu medicamento de referência são mantidas dentro de limites estreitos para assegurar que ambos funcionam da mesma forma.
O medicamento biossimilar e o seu medicamento de referência podem ser comparados a folhas de uma árvore: parecem ser iguais e servir para o mesmo efe
ito, mas ao microscópio observam-se diferenças muito pequenas, resultantes do facto de se basearem em processos biológicos. Todavia os medicamentos biossimilares são submetidos a uma avaliação científica intensiva antes da sua introdução no mercado, para garantir que, apesar destas pequenas diferenças, se poder esperar que sejam tão seguros e eficazes como o medicamento de referência.

As vasculites são um grupo heterogéneo de doenças caracterizado por inflamação dos vasos sanguíneos.

Vasculites - S.O.S Medicos - Taviclinica

Marque uma consulta

Ao seu dispor uma equipa de excelência para garantir o seu bem-estar sempre com rigor para cuidar do bem mais precioso: a sua saúde.