Terapia da Fala

Terapia da Fala2018-08-13T23:11:17+00:00

Project Description

Terapia da Fala

A Terapia da fala é a área da saúde que desenvolve um conjunto de atividades e procedimentos terapêuticos responsáveis pela prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana (compreensão e produção da linguagem oral/escrita).

Terapia da Fala - S.O.S Medicos - Taviclinica

Quando procurar um terapeuta da fala?

Crianças até aos 5 anos

  • O seu bebé não vira a cabeça para sons fortes ou não reage quando o chamam pelo nome?

  • O seu bebé tem dificuldades a experimentar alimentos, a mastigar ou engolir

  • O seu filho tem 2 anos e ainda não fala? Aos 3 anos ainda só junta duas palavras numa frase?

  • O educador do seu filho mostrou-se preocupado com o desenvolvimento da linguagem da criança?

  • Às vezes parece que o seu filho gagueja ou que não consegue articular corretamente alguns sons?

Crianças em idade escolar

  • O processo de aquisição da leitura e da escrita está a ser mais demorado e o professor do seu filho refere que ele tem dificuldades nas aprendizagens escolares?

  • Ao fim do dia o seu filho está rouco e às vezes parece mesmo ficar sem voz?

  • Alguns sons ainda não são articulados corretamente?

Adolescentes e adultos

  • Utiliza a voz de forma profissional e sente que chega ao fim do dia rouco ou cansado de falar

  • Gagueja?

  Médicos Especialistas

Laura Baia

  Horário para marcações

Todos os dias 8:00 – 00:00
Por Telefone 24H
Ao domicilio 8:00 – 00:00

  +351 281 380 660

  ONDE NOS ENCONTRAR

Um terapeuta da fala é um profissional com um curso superior (independente da medicina) que exerce terapia da fala, ou seja, avalia, previne e intervém em problemas de fala (que inclui a voz, a articulação e a fluência), de linguagem, de comunicação e de deglutição.

A voz é o som que fazemos quando falamos, gritamos, choramos, espirramos…

É produzida na laringe, que é uma espécie de tubo que fica na zona da garganta onde se encontram as cordas vocais. Quando respiramos elas estão abertas, para permitir a passagem do ar. Quando falamos elas vibram, ou seja, abrem e fecham muito depressa, saindo som.

Alguns problemas que afectam a voz: cancro da laringe; pólipos, nódulos e paralisia das cordas vocais.

A articulação é a produção dos sons da fala (vogais e consoantes) através da realização de movimentos feitos pela língua, lábios, mandíbula e úvula.

Quando alguém não consegue produzir determinado som (não diz, por exemplo, o som L) tem uma dificuldade articulatória.

A fluência é o ritmo normal e constante de falar (harmonioso), sem que existam repetições, prolongamentos, hesitações ou tensões, nem uma fala muito rápida ou demasiado lenta.

O problema mais conhecido de fluência é a gaguez.

A linguagem é a capacidade que nos permite comunicar uns com os outros, produzindo e compreendendo palavras e frases escritas ou faladas.

Algumas crianças têm dificuldades em desenvolver a linguagem (ex.: crianças com surdez, síndrome de Down, atraso de linguagem, etc) mas também existem adultos que depois de terem adquirido a linguagem têm problemas no seu uso (ex.: pessoas que têm tromboses, tumores cerebrais ou acidentes de viação e ficam com dificuldades em falar, ler, escrever, compreender, repetir ou em fazer contas).

A comunicação é o processo que nos permite transmitir e receber mensagens.
A fala não é a única forma de comunicar, também se usam gestos enquanto se fala, escrita, desenhos, expressões faciais (de medo, alegria)…

Quando as pessoas não conseguem comunicar através da fala e não transmitem o que desejam podem ter um problema de comunicação (como acontece com algumas pessoas surdas ou com outras deficiências) o objetivo é ajudá-las a escrever, apontar, usar gestos ou fazer o que quiserem e conseguirem para alcançarem os seus propósitos (existem sistemas de comunicação alternativa como tabelas comunicativas e programas de comunicação para instalar em computador).

A deglutição é o conjunto de movimentos que efetuamos quando engolimos.

Quando temos dificuldades em engolir (alimentos sólidos ou líquidos) temos disfagia. Esta afeta crianças, adultos e principalmente idosos. Pode ser causada por problemas cerebrais, tumores, problemas de estômago ou outros.

Para todas as pessoas, desde bebés a idosos, que tenham alterações em qualquer das áreas acima mencionadas.

Frequentemente as sessões são semanais e individuais e têm a duração aproximada de 1h, mas depende de cada caso e do terapeuta.

O terapeuta da fala pode trabalhar sozinho ou estar ligado a outros profissionais, realizando um trabalho de equipa sempre que necessário. Alguns desses profissionais poderão ser médicos (otorrinolaringologistas, fisiatras, ortodentistas, dentistas…), professores, informáticos, entre muitos outros.

Marque uma consulta

Ao seu dispor uma equipa de excelência para garantir o seu bem-estar sempre com rigor para cuidar do bem mais precioso: a sua saúde.