Acordo com a Clinica de Cardiologia Dr.Machado Lemos

Cardiologia | Dr.Machado Lemos

A S.O.S Médicos têm agora ao seu dispor os serviços do Dr.Machado Lemos, reconhecido cardiologista.

Desta forma garantimos que oferecemos o que de mais avançado em diagnóstico e tratamento existe, incorporando inovações cientificas e tecnológicas, reduzindo o tempo de espera para os resultado médicos bem como uma redução no valor dos exames.

Dr. Machado Lemos

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979 , com formação  Especializada no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de S. Paulo, Brasil e  Especialista em Cardiologia desde 1987.
Acreditação em Ecocardiografia Transtorácica pela European Society of Cardiology em 2013.
Membro das Sociedades Portuguesa e Europeia de Cardiologia, da American Telemedicine Association e da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.
Membro da EACVI ( European Association of Cardiovascular Imaging ) e da EACPR (European Association for Cardiovascular Prevention & Rehabilitation ) bem como dos Grupos de Estudo de Ecocardiografia e Fisiopatologia de Esforço  e Reabilitação Cardiaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Consultas e Exames com acordos com seguradoras

Exames Disponíveis

O electrocardiograma é um exame que detecta a atividade elétrica do coração. É um exame importante para avaliar entre outras: arritmias, isquemia  miocárdica bem como avaliar sinais de repercussão  cardíaca de várias patologias cardíacas.
É realizado com o paciente deitado , com  o tronco nu, sendo fixados no torax, punhos e tornozelos  electrodos, usando-se gel para melhor aquisição  do traçado.
O exame realiza-se em segundos, é indolor e não tem qualquer risco para a saude.
Se o paciente tiver muitos pelos no peito poderá ter que se fazer uma ligeira depilação  local.

O ECG com prova de esforço é um exame que consiste em fazer o registo electrocardiográfico contínuo e simultâneamente realizar várias medições da tensão  arterial no decurso de esforço padronizado.
Destina-se a submeter o coração ao stress do exercício para se poderem detetar alterações que não existam em repouso ou para esclarecer sintomatologia ou dúvidas diagnósticas (muito útil no diagnóstico de doença coronariana, por exemplo).
Realiza se em tapete rolante ou em bicicleta estática.
Colocam-se electrodos no torax do paciente, o que pode implicar ter que se fazer uma ligeira depilação localizada , e uma braçadeira para a medição da tensão arterial.
O exame é realizado segundo protocolos padronizados e terminado quando se atingem os objectivos pretendidos, a pedido do paciente, ou quando surgem alterações ou sintomatologia que o imponha.
Deve contar com cerca de 30 a 45 minutos para a sua realização.
Deve trazer roupa e calçado confortável e adequado á realização de exercício.
Nao deve estar em jejum, mas não deve ter realizado refeição abundante antes do exame (Fazer refeição ligeira 2 a 3 horas antes). Também não deve fumar nas 3 horas anteriores e deve evitar consumo de chá, café e alcool.
Deve trazer exames anteriores, bem como dados clinicos que o seu médico considere importantes, assim como todos os medicamentos que toma habitualmente e obedecer às instruções do seu médico assistente quanto á suspensão de algum deles antes do exame.

O ecocardiograma utiliza ondas de ultrassom para produzir imagens do coração. Estas imagens permitem identificar de forma dinâmica anomalias estruturais ou funcionais do coração  e válvulas cardíacas, bem como estudar os fluxos sanguineos quando se associa o estudo doppler. Mais recentemente este estudo pode ser completado com exames de doppler tecidular,“strain” e mesmo com imagens de 3D.
O exame não necessita de preparação  e realiza- se com o paciente deitado, colocando-se uma sonda  sobre a  pele.
Não  esquecer de trazer exames anteriores que tenha realizado.

O MAPA consiste na medição automática da tensão arterial durante um determinado período de tempo em intervalos de 15 a 20 minutos durante o dia e 30 a 60 minutos durante a noite, e que tem a vantagem de serem efetuadas durante a atividade normal do paciente, e enquanto dorme. As medidas são  armazenadas no aparelho que é colocado no paciente (geralmente á cintura) e que fica ligado a uma braçadeira que insufla automáticamente. Depois as medidas são analisadas num programa próprio existente num computador e que nos dá informações sobre as medidas diárias e nocturnas permitindo ter ideia dos valores e variação circadiana . Com este exame são afastadas as medidas do consultório que por vezes são alteradas pela ansiedade e que não traduzem a realidade da tensão arterial do paciente (efeito de bata branca). Também permite avaliação do tratamento anti–hipertensivo, bem como de sintomas, principalmente os relacionados com tensão  arterial baixa.
Assim, o MAPA permite diagnósticos mais precisos e adequar os planos de tratamento.
O exame deve ser realizado num dia normal, embora se deva evitar a realização de exercício fisico.
Não poderá molhar o aparelho, pelo que não poderá tomar banho enquanto andar com o aparelho.
No momento da insuflação da braçadeira o paciente deve permanecer quieto, com o braço estendido ao longo do corpo até que a mesma seja totalmente desinsuflada.
Durante a noite poderá retirar o aparelho da cintura colocando-o ao lado do corpo, permanecendo ligado á braçadeira, devendo  evitar dormir sobre o braço em que está a braçadeira.
A braçadeira deve manter-se sempre acima da prega do cotovelo.
Durante o exame o paciente deverá preencher o diário referindo o horário da toma dos remédios e especificando quais são. Também deve especificar as atividades que realiza, o horário a que se deita e acorda, bem como qualquer sintoma, não esquecendo de anotar sempre a hora.

Marque uma consulta

Marque uma consulta de Cardiologia com o Dr.Machado Lemos através do nosso site.

Marque uma Consulta
2018-11-26T12:15:13+00:00